Quem Somos


O Memorial Nacional do Arroz está situado no município de Cachoeira do Sul, em prédio que abrigou o Engenho Willy Tesch, espaço de significativo valor histórico para a cultura do arroz, um dos tantos estabelecimentos do gênero que foram construídos nas proximidades da extinta Estação Ferroviária, hoje pavilhão do Instituto Rio-Grandense do Arroz – IRGA.

 

Este projeto vem para alcançar o objetivo já tantas vezes pretendido de criar um espaço destinado a rememorar, valorizar e difundir a importância do arroz na história econômica, cultural e social do Município e, mais do que isto, enaltecer o trabalho dos homens e mulheres pioneiros nesta atividade, cujo trabalho resultou no destaque que foi conferido ao Município de Cachoeira do Sul. Um espaço em que todos aqueles que se dedicaram ao plantio, colheita e beneficiamento do arroz poderão visualizar a história que ajudaram a construir, verificar a sua atualidade e a projeção futura que terá.

 

São promotores e apoiadores deste ato, que teve como berço os Clubes de Rotary de Cachoeira do Sul, a Prefeitura Municipal, o Núcleo Municipal da Cultura, o Instituto Rio-Grandense do Arroz – IRGA e a Associação Cachoeirense de Amigos da Cultura – AMICUS.

 

O Memorial Nacional do Arroz, lançado oficialmente no dia 13 de Dezembro de 2012, ainda deverá vencer uma série de etapas até sua inauguração, pretendida para a 44ª Semana de Cachoeira do Sul, em dezembro de 2013. Até lá estará de portas abertas para receber as doações ou empréstimos de acervo da comunidade, bem como as colaborações e parcerias necessárias para que a semente lançada possa frutificar e tal como a lavoura de arroz, amadurecer para alimentar nossa fome de pão e de cultura.


Localização




RUA MARECHAL FLORIANO, 493 - CENTRO
CACHOEIRA DO SUL - RS
CEP: 96506-750

CONTATO: 51 3722-3411