Projetos


Plano Museológico do Memorial

Plano Museológico do Memorial


14/03/2014


O museólogo David Kura Minuzzo (COREM 151-I) foi contratado para a elaboração do Plano Museológico, que tem o objetivo de equipar a instituição com uma ferramenta básica de planejamento estratégico.

 

No caso específico do Memorial Nacional do Arroz, o Plano Museológico é a ferramenta que orienta a pesquisa, a preservação e a comunicação da história do cultivo de arroz, os modos de ser e viver, as paisagens culturais associadas ao plantio e seus diversos segmentos, o acervo, o desenvolvimento regional e o impacto socioambiental para o município de Cachoeira do Sul e o país. 

 


Os onze programas são: Institucional, Gestão de Pessoas, de Acervos, de Exposições, de Difusão e Comunicação, Educativo e Cultural, de Pesquisa, Arquitetônico e Urbanístico, de Segurança, de Financiamento e Fomento, e Programa Socioambiental.

 

Em resumo, um Plano Museológico compreende três etapas distintas: uma pesquisa histórica sobre a localidade sede da instituição museal, os Programas que indicam seus objetivos junto à comunidade e um Diagnóstico Participativo envolvendo os diversos setores da sociedade, a fim de elaborar uma matriz que aponte os pontos Fortes, Fracos, Oportunidades e Ameaças ao futuro da mesma.


Veja mais




RUA MARECHAL FLORIANO, 493 - CENTRO
CACHOEIRA DO SUL - RS
CEP: 96506-750

CONTATO: 51 3722-3411